Entidades

A seguir se encontram as atuais entidades selecionadas pela Fundação para acompanhamento e destinação de recursos financeiros:

AFESU

A AFESU é uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desde 1963, trabalha para promover a dignidade humana por meio da formação cidadã, educacional e profissional de mulheres – crianças, adolescentes e adultas – em situação de vulnerabilidade social. Através de projetos de apoio escolar, iniciação profissional e cursos técnicos, a AFESU consegue formar em suas 3 unidades cerca de 700 mulheres anualmente, com uma metodologia que envolve a participação da família, valores éticos, acompanhamento individualizado e aprendizagem significativa.

ALDEIAS INFANTIS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children's Villages) acredita que toda a criança tem o direito a viver em uma família com proteção e afeto. Mas todos os dias, fatores como pobreza, violência, desastres naturais e preconceito expõe crianças e suas famílias a uma situação de vulnerabilidade, colocando-as em risco de serem separadas.

Como organização humanitária global, a SOS atua no Brasil há mais de 50 anos, onde cuida de crianças, fortalece famílias, dá resposta a situações de emergência e advoga pelo direito de viver em família e comunidade. São 187 projetos em 27 localidades pelo país para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.

Presente em 10 estados e no Distrito Federal, a Organização oferece atividades diárias que geram impactos positivos para mais de 11 mil pessoas, por meio de projetos de educação, esporte, lazer, geração de renda e empregabilidade, com foco na quebra dos ciclos de pobreza, violência e exclusão.

CASA DO PEQUENO CIDADÃO

A Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida tem por missão abrigar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por motivos de maus tratos e/ou abandono. Tendo em vista a quantidade reduzida de Serviços de Acolhimento para atender a demanda existente na região, surgiu esta Entidade a partir da conscientização da comunidade Nossa Senhora de Fátima - Vila Leopoldina que através de campanhas e eventos beneficentes implantou o Serviço de Acolhimento que atende às idades de 0(zero) a 17(dezessete) anos e 11(onze) meses, dando apoio e suporte às suas famílias de origem e/ou substituta.

A Casa foi fundada em 05/12/2007 e desde então é mantida única e exclusivamente através de doações. Oferece a proteção integral às crianças e adolescentes em regime excepcional e provisório obedecendo ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).  Atualmente a Casa já atendeu mais de 138 crianças/adolescentes acolhidos. Todos os casos são encaminhados única e exclusivamente pela Vara da Infância e da Juventude Lapa.

CASAS ANDRÉ LUIZ

Fundada em 1949, com mais de 70 anos a Instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual e física associada ou não, são hoje 2.000 pacientes, dos quais 600 são residentes e 1.400 atendidos em regime ambulatorial, no Ambulatório de Deficiências.

Na Unidade de Longa Permanência, localizada em Guarulhos (SP), moram 600 pacientes que recebem atendimento médico-hospitalar 24 horas do dia. Para isso, contamos com o trabalho de diversos profissionais entre médicos; enfermeiros; dentistas; fonoaudiólogos; psicólogos; fisioterapeutas; professores de educação física; terapeutas ocupacionais; assistentes sociais; cuidadores, entre outros. Além de medicação, vestimenta e alimentação.

Ambulatório de Deficiências: Os trabalhos desenvolvidos na Unidade Ambulatorial, também em Guarulhos (SP), estão voltados para os pacientes da comunidade. São 1.400 que recebem atendimento nas áreas de clínica médica, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, odontologia, pediatria, psiquiatria, serviço social e terapia ocupacional, entre outros serviços. O objetivo é integrar os pacientes às famílias.

Os números das Casas André Luiz: Anualmente são realizados cerca de 195 mil atendimentos médicos e terapêuticos em todas as especialidades. A lavanderia processa diariamente 3 toneladas de roupas. A farmácia hospitalar dispensa cerca de 119 mil medicamentos.

São ofertadas cerca de 2 milhões de refeições anualmente, sendo desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia. São consumidos 280 litros de leite por dia. Para diversos pacientes, cujas deficiências afetam os sistemas digestivos, o crescimento e formação, o leite é um dos alimentos que provém nutrientes necessários para manter e possibilitar melhoras no seu quadro de saúde.

Por ano são 18 toneladas de feijão e 31 toneladas de arroz, alimentos preparados diariamente garantindo milhares de refeições ofertadas na Instituição.

GRAACC

O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Para isso, desde 1998, possui um hospital que, em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é referência no tratamento da doença, principalmente os casos de maior complexidade e alcançando altos índices de cura. Por ano, mais de 3.500 pacientes são atendidos. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa. Fundamentado na parceria universidade, empresa e comunidade, o GRAACC conta com a colaboração de milhares de empresas e pessoas para existir.

O Hospital do GRAACC está preparado para receber crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

INSTITUTO ARTE NA ESCOLA

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, incentiva e fortalece o ensino de Artes no Brasil, qualificando a formação de professores da Educação Básica.

A Arte está diretamente atrelada às competências emocionais e cognitivas que são a base de um futuro transformador. O Instituto ativa o circuito da educação em Artes por meio da Rede Arte na Escola, com 39 Polos presentes em universidades de todo o país. O Instituto opera também o Prêmio Arte na Escola Cidadã, desenvolve pesquisas, conteúdos e materiais educativos que subsidiam a atuação do professor em sala de aula.

LIGA SOLIDÁRIA

A Liga Solidária é uma Organização da Sociedade Civil – (OSC) sem fins lucrativos, que desde 1923 é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidades é possível quando promovemos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho.

Mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social são atendidos durante o ano, em 8 programas de educação e cidadania que trabalham para resgatar a dignidade e fomentar a autonomia dessas pessoas.

MONTE AZUL

A Associação Comunitária Monte Azul foi fundada em 1979 pela pedagoga alemã Ute Craemer. Depois de um período de trabalho voluntário e humanizado em favelas no Paraná (1965), Ute estabeleceu-se em São Paulo (1971) como professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Em paralelo, iniciou um trabalho de educação com as crianças da favela Monte Azul, recebendo-as em sua própria casa em tardes recreativas. Posteriormente, com o apoio de doadores financeiros e de voluntários dispostos a oferecer suas melhores capacidades, o trabalho se estendeu às comunidades Peinha e Horizonte Azul. Em 2001, passou a sediar também o programa Estratégia Saúde da Família.

De forma natural, como concretização de suas convicções, o ideal da educadora Ute ganhou forma: criar pontes entre realidades sociais diferentes, como um caminho possível para o desenvolvimento humano. Foi essa motivação que a fez fundar uma associação que se baseia na antroposofia. Atualmente a associação atende uma média de 4,4 mil pessoas por ano nas áreas de educação, assistência social, cultura e saúde. A associação atua como um pólo irradiador de práticas sociais e humanitárias, sendo referência para diversas outras organizações.

PROJETO ARRASTÃO

Fundado em 1968, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Esse trabalho de promoção humana e de desenvolvimento das comunidades é feito junto com estas famílias e dão origem aos programas que oferecemos nas áreas de educação, cultura, geração de renda e qualidade de vida.

TEN YAD

A Instituição Beneficente Israelita Ten Yad é uma das mais consagradas entidades de assistência social no Brasil. Fundada em 1992 e atuando no Estado de S.Paulo, distribui mais de 700 toneladas de alimentos por ano, através de serviços de proteção básica, serviços de proteção e atenção à família, e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. além de duas parcerias governamentais, uma com o Estado e outra com a Prefeitura do Município. Graças à dedicação e carinho de voluntários, funcionários e mantenedores, o Ten Yad consegue tornar a vida de milhares de pessoas mais digna e justa.

Criação de Sites MGF Arte